Compartilhe

Mais uma arte incrível de @zairosartworks para outra personalidade igualmente incrível!

Mateus Purquério foi um ferreiro escravizado, que trabalhava no porto de São Mateus, na metade do século XIX. Seu proprietário era um comerciante de escravos, que o obrigava a criar instrumentos de tortura e submissão usados contra o seu próprio povo, como os grilhões, giramundos, correntes e outros, que muitas vezes eram usados ali mesmo, no porto de São Mateus, em praça pública, como uma forma de propaganda para os demais proprietários de escravos.

Conta a história, que, marcado pelo sentimento de culpa, de ver seus conterrâneos sofrendo com o uso dos instrumentos criados por suas próprias mãos, Mateus Purquério começou a confeccionar, em segredo, armas como facões, lanças e garruchas e a enviar secretamente para os quilombos da região, de modo a ajudar na resistência. Tal fato fez com que os quilombolas, liderados por Viriato Cancão de Fogo, se organizassem e resgatassem o ferreiro das mãos de seu captor, em uma missão recheada de heroísmo, para que este pudesse trabalhar dentro do Quilombo.

No jogo, Mateus Purquério será o ferreiro do Quilombo de Zacimba Gaba, e responsável pela criação dos equipamentos dos guerreiros, e das melhorias de defesa.
Você pode saber mais sobre a história de Mateus Purquério, nos livros de Maciel de Aguiar.